Inspiração de um movimento
A Arduino é conhecida em todo o mundo por sua plataforma de eletrônicos de código aberto, baseada na ideia de permitir que criadores combinem hardware e software fáceis de usar. Alimentando a criação de aparelhos de todo o tipo, desde dispositivos domésticos a equipamentos científicos altamente especializados, a Arduino atraiu uma leal comunidade de alunos, amadores, artistas, programadores e profissionais.
Desde 2003, a Arduino tem ajudado criadores inovadores a dar vida a suas ideias, com uma linha de microcontroles de placa única e kits microcontroladores que permitem a qualquer pessoa acessar opções simples e de baixo custo para a criação de projetos digitais. Eles foram tão bem-sucedidos que inspiraram um movimento global de fabricantes, com vibrantes comunidades desenvolvidas com base no desenvolvimento e compartilhamento de hardware e software de código aberto da Arduino.
"Originalmente, estávamos focados em produtos para alunos de design ou para fins educacionais, mas crescemos muito desde então. Agora nossos produtos são amplamente usados também em ambientes profissionais."
Entretanto, a escala global da Arduino também dificultou o monitoramento efetivo de falsificações.
"Falsificações são um grande problema para nós. Somos conhecidos e é fácil encontrar nossos produtos (e falsificações deles) em quase todos os países do mundo."
Código aberto sim, propriedade aberta não
O Arduino opera de acordo com um modelo de código aberto, o que significa que o código-fonte do software e os projetos de hardware estão disponíveis gratuitamente, e podem ser modificados e redistribuídos à vontade. Foi essa filosofia que levou a Arduino a se tornar um nome tão importante no universo dos eletrônicos interativos, permitindo a criação de quase tudo que possa ser imaginado - de sistemas de monitoramento da qualidade da água e controles para LED até instrumentos musicais e tabuleiros de xadrez digitais.
O software e o hardware Arduino são propriedade intelectual, desenvolvidas como resultado de intermináveis esforços de pesquisa e desenvolvimento. O lucro da Arduino com suas vendas de placas de circuitos financia diretamente esse trabalho caro. Embora o licenciamento de código aberto permita que os usuários modifiquem projetos de software e hardware para criar o que quiserem, o nome Arduino não pode ser usado para vender produtos derivados ou copiados como se fossem originais.
"Quando você paga por um produto Arduino autêntico, não está apenas pagando pela placa de circuito. Você está pagando por tudo que está por trás dela. Ao comprar uma falsificação, você não está pagando pelo trabalho passado ou futuro."
Além de ameaçarem reduzir esse investimento, as falsificações também prejudicam a credibilidade e a reputação de marca da Arduino, que a empresa desenvolveu ao longo de anos oferecendo suporte à comunidade do seu código aberto.
"Nosso suporte técnico geralmente recebe e-mails de pessoas com produtos de má qualidade e defeituosos, e temos que dizer a elas que compraram uma falsificação e que é impossível solucionar o problema. É uma situação confusa para eles, e representa um desafio para nós."
Na verdade, placas falsificadas levaram a Arduino a instituir um programa de "compra de teste", no qual eles compravam produtos de diferentes sites e lojas para identificar problemas de falsificação. Em última análise, esse processo provou ser demorado, caro e, em geral, era principalmente reativo.
Proteção instantânea da marca
Inicialmente, a Arduino utilizou o Brand Registry da Amazon, usando a ferramenta Denunciar uma violação para pesquisar e denunciar violações de suas marcas comerciais que poderiam então ser removidas após investigação por parte da Amazon. Mas, quando souberam do Project Zero e sua função imediata de autoatendimento para remoção de falsificações, eles rapidamente se cadastraram e passaram a treinar sua equipe nas políticas do programa e no uso correto da ferramenta.
"Cada minuto de atividade de uma oferta falsificada nos afeta, tanto em termos financeiros quanto de reputação da marca e, por isso, é importante poder responder rapidamente. Com o Project Zero, simplesmente escolhemos a marca comercial, clicamos, e a oferta é fechada."
A agilidade do Project Zero permitiu que a Arduino identificasse e removesse ofertas falsificadas com mais rapidez do que nunca.
Para a Arduino e seus clientes, os benefícios eram claros: menos falsificações e aumento das vendas de produtos legítimos.