Aquecendo a chapa dos falsificadores com proteção de 360 graus

“A Amazon está claramente abrindo caminho para lidar com a falsificação e garantir a melhor experiência para nossos clientes.”

Geri Datus-Ward
Coordenador de marketing digital e comércio eletrônico na Weber

Uma ótima ideia se torna global

Do quintal a acampamentos e de festas a piqueniques, os churrascos no mundo inteiro são sinônimos da marca Weber. Sempre que famílias e amigos se reúnem para curtir a companhia uns dos outros e saborear comidas deliciosas, há uma boa chance de que os assados sejam feitos em uma das icônicas grelhas a gás ou churrasqueiras com tampa da marca.

A Weber Original Kettle Grill apresenta uma forma única que remonta ao seu criador, George Stephen Senior, que inventou o design inovador enquanto trabalhava em uma fábrica de metalurgia em Chicago. Um dia, ele decidiu experimentar cortar uma boia de metal pela metade e adicionar saídas de ar e pernas. Quando ele levou a criação para casa para testes, seus vizinhos e amigos primeiro ficaram perplexos. Porém, depois do primeiro bife grelhado, a nova invenção de se tornou o assunto da cidade.

Em poucos anos, ele expandiu seu negócio de churrasco, mudando para sempre mais a forma como a América e, em breve, o mundo viam cozinhar ao ar livre.

Entrar no site online

Weber inicialmente concentrou seus esforços de marketing e vendas em lojas físicas. No entanto, de meados para o final dos anos 2000, a marca adotou totalmente os canais de comércio eletrônico. Vender na Amazon foi uma parte importante dessa estratégia.

“A Amazon é mais do que apenas um canal de vendas”, explica Geri Dei-Ward, Administrador de Marketing Digital e Comércio Eletrônico. “Em torno de 60-65% dos clientes começam a pesquisa na Amazon, mesmo que não comprem lá. Nesse sentido, a Amazon atua como um ponto de conexão do consumidor conosco, além de um mercado.”

Parceria com a Amazon

Porém, apesar de todas as suas vantagens, a venda online também tem desafios próprios, principalmente para uma marca tão icônica e popular como a Weber. Até o final de 2017, a equipe de comércio eletrônico da marca percebeu uma diminuição na receita de vendas online para suas capas de grelhas e um aumento nas avaliações negativas devido a capas de grelhas de baixa qualidade ou com defeito.

A equipe suspeitou de falsificação. Depois de realizar alguns testes de compra de vários canais de comércio eletrônico, ela descobriu que algumas capas e a marca registrada Weber eram, de fato, falsificadas.

Felizmente para a Weber, na Amazon, a equipe encontrou um parceiro empenhado em enfrentar o problema de falsificação.

Weber se inscreveu rapidamente no Brand Registry da Amazon, o programa básico de proteção de marca, que oferece um conjunto de ferramentas desenvolvidas para ajudar a criar e proteger marcas. Quando uma marca se cadastra e fornece suas informações específicas, a Amazon imediatamente coloca em vigor proteções proativas que bloqueiam ofertas infratoras e conteúdo impreciso.

A equipe da Weber carregou suas marcas comerciais aplicáveis no Brand Registry da Amazon e continuou realizando compras de teste. Quando os especialistas em produtos suspeitavam de uma falsificação, usavam a ferramenta Denunciar uma violação para alertar a Amazon. Rapidamente, eles passaram a ver resultados positivos.
LOCAL
Chicago, IL
SETOR
Grelha e churrasco
LANÇAMENTO NA AMAZON
2006
FERRAMENTAS DE PROTEÇÃO DE MARCA
Brand Registry

Project Zero

Transparency

Unidade de Crimes de Falsificação da Amazon (CCU)

O próximo nível de proteção contra falsificações

Com o tempo, a Weber experimentou alguns dos programas de proteção à falsificação mais avançados da Amazon, como o Project Zero.

Ela estava particularmente interessada na ferramenta de remoção de falsificações do Project Zero, que permite que as marcas removam imediatamente ofertas falsificadas sem a necessidade de entrar em contato com a Amazon.

Além disso, a equipe Weber percebeu que ter acesso ao Project Zero como parte do kit de ferramentas de proteção da marca ampliava sua colaboração com a Amazon. “Depois de usar o Brand Registry por um tempo e então usar o Project Zero, criamos muita confiança mútua com a Amazon”, diz Geri.

Ao comparar a eficiência e a eficiência do Project Zero com as ferramentas disponíveis em outros sites de comércio eletrônico, Geri comenta que o Project Zero é exclusivo. “Nenhuma outra plataforma ou site fornece algo como o Project Zero para os proprietários das marcas.”
Quando começamos a usar o Project Zero, ficamos impressionados com a rapidez com que podíamos agir depois de identificarmos um problema.
Geri Datus-WardCoordenador de marketing digital e comércio eletrônico

Introdução à Transparency

Quando a Weber tomou conhecimento da Transparency, um programa de serialização de produtos no nível da unidade que ajuda a prevenir a oferta, a venda e o envio de produtos imprecisos ou falsificados, ela queria mais informações.

A empresa considerou que a abordagem proativa da Transparency à prevenção de falsificações seria um bom complemento à sua estratégia de proteção de marca.

“Decidimos inscrever todos os novos produtos em nosso portfólio de acessórios no programa de Transparency”, explica Geri. “Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora e queremos, por fim, inscrever mais itens do nosso catálogo.”

Responsabilizando pessoas mal-intencionadas

Desejando saber a causa principal do problema de falsificação e responsabilizar pessoas mal-intencionadas, a Weber decidiu elevar as coisas a um novo patamar. Ela fez uma parceria com a Unidade de Crimes de Falsificação (CCU) da Amazon, que trabalha com as marcas para bloquear falsificadores realizando investigações, encaminhando casos às autoridades e abrindo processos legais.

Em 2021, a Weber e a CCU tomaram medidas judiciais conjuntas contra 12 pessoas mal-intencionadas que estavam vendendo produtos ilegalmente.

“A equipe de CCU tinha experiência em processar esses casos e rastrear todas a trilha necessária para encontrar essas pessoas mal-intencionadas”, explica Geri. “A equipe sabe como essas pessoas escondem a identidade e suas formas de pagamento. Com a ajuda da equipe, conseguimos encontrá-los e entrar com ações judiciais contra elas.”

Ao falar sobre as ações judiciais, Kebharu Smith, diretor da Unidade de Crimes de Falsificação da Amazon, disse: “Se os falsificadores tentam vender em nossa loja, eles não só infringem a lei e violam os direitos de empresas como a Weber, como enganam os consumidores. Nos casos raros em que falsificadores conseguem burlar nossas ferramentas e equipes de fiscalização, nós os encontramos e fazemos com que sejam totalmente responsabilizados.”

Proteção total da marca

A Amazon criou um conjunto de ferramentas de proteção de marca para atender às diversas necessidades das marcas. Embora cada marca seja diferente, para a Weber, uma estratégia holística de proteção de marca funcionou.

Ao oferecer ferramentas que se tornaram fundamentais para a estratégia online da Weber, a marca vê a Amazon como um aliado eficaz para proteger sua marca.

“Nós adoramos ter a Amazon ao lado do nosso nome em nossos esforços de proteção da marca. É muito eficiente. As ferramentas da Amazon são tão eficazes, especialmente em comparação com outros sites. Nosso investimento em proteção da marca na Amazon está entre uma das melhores decisões que já tomamos.”

Mais informações sobre os programas de proteção de marca da Amazon

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